veja mais

Mood beachwear trends 2019

veja mais

Jaquetas Oversized: Estilosas e confortáveis

veja mais

Os clássicos estão de volta: Estampa Poá

Lifestyle

Arte Manual: Renda de bilro

comentário(s)

26/01/18

Olá elegantíssimas!

Se vocês gostam de arte manual, especificamente a renda, Fortaleza é sem dúvida alguma um dos lugares que mais valorizam esse trabalho. O Centro de Rendeiras se mantém com vivacidade, tanto que hoje é um dos principais pontos turísticos em Aquiraz.

A criatividade encanta à todos que admiram essa arte, principalmente a rapidez com que as rendeiras manuseiam os bilros e a diversidade de detalhes que elas criam, sendo elas as protagonistas dessa obra de arte.

Até algum tempo atrás a arte da renda de bilro passava de mães para filhas por gerações e persistia nas famílias através do tempo. Antigamente era utilizada apenas pelos nobres de Portugal, justamente por ser feita de linhas finas e materiais super delicados.


​E o que é bilro?


O bilro é simplesmente uma pequena haste de madeira, unido a uma semente de buriti (planta da família das palmeiras) em uma ponta e envolvida em linha na outra. Com o manuseio dos bilros, a renda é produzida pelas mãos hábeis das artesãs.

Confiram no vídeo que eu fiz quando estive lá para ver o trabalho maravilhoso das rendeiras de Fortaleza.



​Devemos preservar essa tradição genuinamente brasileira e valorizar o que temos de mais lindo em nosso país e a nossa arte! Em Fortaleza você encontra muitos lugares para comprar essas belezas em forma de toalhas, saídas de praia, caminhos de mesa e muito mais. Todos belíssimos!

Vejam as comprinhas que fiz por lá!!  Bjos da Lê!!




compartilhe